domingo, março 10, 2019

um bolo acidentalmente vegano


 Sempre que posso gosto de fazer bolos, confesso que estava sempre optando por massa pronta por ser mais pratico e por nao ter erro (é só eu que fico mega frustrada quando dá errado?), mas devido a grande quantidade de bananas maduras que eu tinha, resolvi por a mao na massa, e fazer um totalmente caseirinho.

Coloquei o forno pra pré-aquecer, untei a forma, comecei a separar os ingredientes e pá! Percebi que nao tinha ovo, e por ser feriado e devido ao horário nao ia achar em nenhum local pra comprar. Até que me lembrei esses dias que estava lendo sobre um "substituto" do ovo para veganos, e resolvi testar, e gente nao é que deu certo?

Resolvi entao compartilhar minha receita aqui com vocês, a original peguei do blog Amando Cozinhar, mudaram poucas coisas, bora lá?

Ingredientes:

1 xícara de chá de óleo
3 colheres de sopa de chia
9 colheres de sopa de agua
5 bananas pequenas amassadas
2 xícaras de chá de açúcar
2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de canela
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:

Primeiramente vamos "fazer nosso ovo", para isso, triture as 3 colheres de sopa de chia até virar uma farinha, misture com as 9 colheres de agua e deixe de 15 a 30 minutos hidratando, enquanto isso ligue o forno e vá pré-aquecendo a 180 graus.

Logo depois, amasse as bananas, (usei 5 pequenas, pois eram muito pequenas mesmos), e bata no liquidificador a chia hidratada, as bananas, o oleo, o açucar e a canela. Após bater, coloque em um recipiente, e misture aos poucos a farinha, por ultimo acrescente o fermento e leve para assar .

Usei uma forma com furo, e levou 30 minutos para assar.

P.S: ao invés de usar o liquidificador usei o mixer, o que achei que pode ter comprometido um pouco a fofura do bolo, ele nao ficou massudo, mas poderia ter ficado bem mais fofo

Depois que me dei conta que sem querer acabei fazendo um bolo vegano, e amei a ideia. Nao sou vegana mas leio muito sobre, e estou tentando aos poucos repensar mais sobre meus hábitos alimentares, sobre o lixo que eu produzo desnecessáriamente, sobre plástico, enfim, afinal temos que cuidar do que Deus nos deu né?

Quando ficou pronto o bolo eu resolvi fazer uma cobertura de chocolate, que infelizmente nao foi vegana, mas combinou muito bem também! Mas dá pra comer puro tranquilamente.

Se fizer, promete que vai vir aqui me falar o que achou?

Um super beijo,

A sra. Lima

Um comentário:

  1. mais que delícia ❤ to nessa vibe de querer comidas mais sustentáveis e já deixei sua receitinha aqui para eu testar :)

    ResponderExcluir

Você nao sabe como cada comentário é importante para mim, por isso, muito obrigada por deixar sua marquinha por aqui. Deus te abençoe!